domingo, 9 de novembro de 2008

Hermione Jane Granger



Hermione Jane Granger é uma personagem dos livros da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Hermione é a melhor amiga de Harry Potter e Rony Weasley, e se destaca por sua grande inteligência.

Nasceu no dia 19 de Setembro de 1979. Os seus pais são "trouxas" (não são bruxos) e ambos dentistas. Duas grandes características físicas de Hermione são seus cabelos castanhos e os dentes da frente maiores que o normal (coisa que ela conserta no 4° livro da série). Hermione é muito estudiosa, o seu conhecimento já salvou muitas vezes Harry e Rony e às vezes chega até a ser irritante.

Hermione é a melhor aluna do seu ano e acredita que tudo o que é necessário saber está nos livros. A maioria dos professores a considera uma estudante modelo, sendo Severo Snape a excepção, por considerá-la uma "sabe-tudo insuportável". Parece sempre estar um passo à frente de Harry e Rony, que não gostavam de Hermione no começo do primeiro ano, pois a achavam muito arrogante e insuportável, tudo porque Hermione não gostava muito da atitude ousada dos rapazes de saírem à noite dos dormitórios e ir explorar a escola. Porém, um dia ela foi a um desses "passeios" noturnos com eles e quase morreu, pois eles entraram na sala onde está o cão de três cabeças, o "Fofo". No dia seguinte a esse acontecimento, fica a corrigir Rony durante uma aula de encantamentos e ele a ofende, o que a leva a não falar mais com Harry e Rony e a se trancar no banheiro das meninas para chorar. No entanto, um trasgo montanhes é solto na escola e vai parar junto no banheiro das meninas. Harry e Rony correm quando ficam a saber e conseguem tirá-la de lá. Quando os professores chegam, Harry e Rony estão prontos para tomar uma detenção, mas para surpresa de todos Hermione assume toda a culpa para protegê-los. Depois disso os três viram amigos inseparáveis. Nasceu aí a amizade mais importante da série, em que cada um é capaz de tudo para ver o bem dos outros dois.

Hermione é bastante exigente com ela mesma, e por vezes com os outros, o que faz com que muitos alunos a considerem mandona e exibicionista. Também é vítima da discriminação de Draco Malfoy, que está sempre a gozá-la e a chamar-lhe de "sujeitinha de Sangue ruim*", mas ela sempre é defendida pelos seus dois amigos, embora Rony demonstre muita mais raiva quando a gozam.

O seu interesse pelos estudos, inclusive, fez com que chegasse a assistir várias aulas ao mesmo tempo, durante o terceiro ano, precisando para isso usar um Vira-Tempo dado pela professora Mcgonagall (com autorização do Ministério da Magia , é claro) no início do ano escolar. No mesmo ano, desiste das suas aulas de adivinhação por achá-las uma total perda de tempo.

No quarto livro, Hermione é alvo do afeto de Viktor Krum, um estudante da escola Durmstrang e um famoso jogador de Quadribol, do time búlgaro que veio pra Hogwarts para participar do Torneio Tribruxo. Eles ficam se correspondendo até o ano seguinte. Rony, porém, sente ciúmes no baile, pois Hermione vai acompanhada por Vitor, mas ela também demonstra gostar mesmo é de Rony, pois sente ciúmes dele ficar babando pela outra participante do Torneio, Fleur Delacour. A sua consciência altruísta faz com que crie o um grupo intitulado F.A.L.E.**(Fundação de Apoio a Liberdade dos Elfos), mesmo que os principais interessados não a apoiem.

No quinto ano, foi nomeada monitora da Grifinória ao lado de Rony, algo que a deixou extremamente orgulhosa. Também nesse ano, ela idealizou e ajudou a fundar a Armada de Dumbledore (AD). É um dos membros que vai junto com Harry, Rony, Luna Lovegood, Gina Weasley e Neville Longbottom ao Departamento dos Mistérios lutar contra os Comensais da Morte e acaba ferida gravemente quando é vítima de uma maldição desconhecida, mas logo recupera totalmente. Luna, a lunática estudante da Corvinal considera Hermione uma céptica, enquanto essa a julga muito ingénua. Durantes os N.O.M.s (Níveis Ordinários em Magia), exames do 5º ano, Hermione passa a estudar mais do que nunca, isolando-se dos amigos sempre que podia para poder fazer revisões de tudo, fato esse que se repetia inúmeras vezes dependendo do dia. Uma informação interessante é que o seu maior medo é o fracasso nos estudos.

Hermione também é uma pessoa muito importante na história para Harry, pois os dois compartilham uma afeição mútua, ele preocupa-se com ela e está sempre a elogia-la. Quando Harry está nervoso é de Hermione que ele se lembra e antes de fazer algo, é normal que Harry pense se Hermione aprovaria a sua atitude, pois ela é muito sensata. Alguns leitores da série acreditaram que ela não sentia por ele só uma simples amizade, mas outros afirmaram com absoluta certeza de que essa amizade deles é uma amizade fraternal, gerando muitas discussões.

No sexto livro, Hermione começa a demostrar mais os seus sentimentos por Rony, quando sente ciúmes do namoro entre ele e Lilá Brown, e até sai com outro rapaz para provocar ciúmes no amigo. No fim do 6º livro, ela e Rony propõem-se a ajudar Harry na sua caça as Horcruxes de Lord Voldemort.

No sétimo e último livro, Hermione fica novamente encantada com o charme de Vítor Krum, despertando ciúmes em Rony. Ela agora maior de idade consegue desaparatar e passa a levar consigo uma bolsa de contas que contem infinitos objetos muito utéis numa batalha e um livro de contos de feiticeiros, herança deixada por Dumbledore. O trio sai junto em busca dos Horcruxes e quando Rony tem sua mente afetada pelo Medalhão de Slytherin, discute com os dois e abandona o grupo, Hermione chora durante vários dias pela partida de Ron. Quando Rony volta, apesar da Hermione ficar muito zangada, perdoa-o e o trio parte novamente empenhado em destruir os Horcruxes, onde ela consegue destruir um. No meio dessa procura eles acabam em Hogwarts onde ela e Rony tem seu primeiro beijo na porta da Sala Precisa e voltam para luta contra Voldemort. No epílogo do livro, Hermione aparece casada com Rony e com dois filhos: Rosa e Hugo, sendo que Rosa está indo para Hogwarts pela primeira vez, assim como o filho de Harry e Gina, Alvo Severo.

Origem do Nome
Seu nome vem de uma personagem de Conto de Inverno, peça de William Shakespeare, que é transformada em pedra, assim como aconteceu com Hermione no segundo livro da saga. Esse nome também é a forma feminina do nome do Deus grego da eloqüência, Hermes. Além disso, é o nome da filha de Helena de Tróia.


*Sangue-Ruim.: "Muggles" (ou "trouxas", na tradução brasileira) é um conceito da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Significa pessoas que não possuem poderes mágicos, não sendo então, bruxos.
A autora afirmou que sua intenção foi usar a palavra "Muggle" na conotação de fool. A língua original em que a série foi escrita é o Inglês. A palavra era uma gíria usada por minorias para se referir a pessoas de fora.
Na série, a expressão costuma não se limita a definir pessoas, mas também animais e objetos não-mágicos.

**F.A.L.E.: Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione fundou a F.A.L.E.(Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos-Domésticos), ao Conhecer Dobby e Winky, dois elfos que haviam sido libertados.A idéia surgiu a Hermione,quando viu a alegria de Dobby,trabalhando assaláriado em Hogwarts.Mas o que Hermione não percebe é que os Elfos-Domésticos (excepto Dobby) não querem ou não gostariam da liberdade, a prova disso é Winky,que foi libertada por Bartô Crouch, e também foi trabalhar em Hogwarts,recusando salário, e começou a passar o dia toda bêbada de cerveja amanteigada. No ano seguinte, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Hermione começa a tricotar gorros, meias e cachecóis de lã para os elfos, ela os esconde entre montes de lixo, e a noite, quandos os elfos vão limpar a sala comunal da grifinória, deveriam pegar as peças de roupas e ser libertados. Mas Hermione não sabia que os elfos começaram a se recusar a limpar a torre, então Dobby ia limpava tudo sozinho e ficava com os gorros.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu achei muito legal soh que eu num gostei da parte que o dobby ficava limpando tudo ssinho!Eh injustica!