domingo, 9 de novembro de 2008
Hogwarts
A Escola de Magia e Bruxaria/Feitiçaria de Hogwarts é o cenário principal das aventuras de Harry Potter, criado pela britânica J. K. Rowling. Hogwarts parece ser a única grande escola de magia existente no Reino Unido, treinando pessoas com habilidades mágicas para que se tornem bruxos e bruxas plenamente qualificados. Seu status não é discutido em detalhes nos livros de Harry Potter, mas sabe-se que se trata de uma secondary school do sistema de educação britânico que funciona em tempo integral, recebendo alunos com idade entre 11 e 17 anos.
Terreno de Hogwarts
A propriedade de Hogwarts é muito vasta, abrangendo o enorme castelo, que possui as salas de aulas e dos professores, os Salões Comunais e Dormitórios dos Alunos, as Cozinhas de Hogwarts, o Saguão Principal, o Saguão de Entrada, enfim, todos os aposentos usados diariamente pelos alunos. Além disso, possui a parte de fora do castelo, que abrange Floresta Proibida, o Campo de Quadribol, a Cabana de Hagrid, o Lago, as Estufas e o Salgueiro Lutador.
Como aparatar não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade. No primeiro ano, os alunos chegam à escola atravessando o lago em barcos de madeira. Os veteranos de Hogwarts atravessam a propriedade em carruagens aparentemente sem cavalos, mas na realidade, puxadas por Testrálios. O lago de hogwarts contém muitas criaturas mágicas como por exemplo a lula gigante, sereianos...
Hino
"Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty Hogwarts,
Nos ensine algo por favor,
Quer sejamos velhos e calvos
Quer moços de pernas raladas,
Temos as cabeças precisadas
de idéias interessantes,
Pois estão ocas e cheias de ar,
Moscas mortas e fios de cotão
Nos ensine o que vale a pena
Faça lembrar o que já esquecemos
Faça o melhor, faremos o resto
Estudaremos até o cérebro se desmanchar."
Há algum tempo atrás os fãs se questionaram o porquê de o hino só ter sido cantado no primeiro ano de Harry Potter em Hogwarts. Quanto a isso, a autora disse em seu site que Dumbledore (o diretor) pediu que cantassem o hino quando ele se sentia particularmente esperançoso talvez com a vinda de Potter à escola.
Em Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme), foi gravada uma cena, que ficaria logo no começo do ano, antes mesmo do Professor Alastor Moody chegar na escola, em que mostra os alunos cantando o hino. Contudo, a cena nao bate com a descrição do livro, onde cada um canta no seu ritmo favorito, da maneira que quiserem, a partir da letra escrita por uma fita assemelhada a cetim conjurada pelo Professor Dumbledore, mas sim mostrava o professor conjurando a letra frase por frase, com uma bolinha pingando na sílaba que deve ser cantada. Mostram apenas os primeiros versos (Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty, Hogwarts/ Teach us something please...), e não houve tradução dessa cena, já que ela foi cortada.
Após a Segunda Tarefa do Torneio Tribruxo, no mesmo filme, ouve-se o audio de alunos cantando o hino ao fundo. Essa cena foi dublada, mas o hino está curto e baixo
Outras Escolas
Há algumas outras escolas de magia mencionadas em Harry Potter e o Cálice de Fogo: Beauxbatons, localizada na França; Durmstrang, provavelmente localizada no extremo norte da Europa Oriental. Essas duas escolas assumem papel importante no quarto livro, já que são as duas outras escolas européias mais famosas e juntas, Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang concorrem pela taça do Torneio Tri-bruxo .
Duas outras escolas são brevemente citadas no quarto livro, sem que acompanhem outra informação além do nome: O Instituto de Bruxas de Salem, presumivelmente em território Norte-Americano. Outra menção é de uma estudante brasileira, o que implica a possível existência de uma escola no Brasil, mas J.K. Rowling nunca se pronunciou sobre isso.
Proteção
O Castelo de Hogwarts, bem como toda a propriedade, é protegido por encantamentos. É impossível, por exemplo, aparatar no terreno. (aparatar é o nome que se dá, na série, para desaparecer e reaparecer em outro lugar, um teletransporte por exemplo). No sexto livro, entretanto, uma permissão especial é concedida por Dumbledore para que os alunos pudessem aprender a aparatar no Salão Principal.
Outra proteção é talvez menos aparente, mas o Salgueiro Lutador de certa forma guarda uma entrada. No terceiro ano de Harry, Dementadores ficam postados às portas do castelo, sendo dispensados ao fim do ano. Precauções anti-trouxas, ou seja, pessoas não-mágicas, também são tomadas: um Muggle que se depare com a propriedade verá uma ruína com uma placa de advertência. Isso sem contar as proteções naturais, como um relevo montanhoso em volta, um lago e uma floresta perigosa. No entanto, o terreno de Hogwarts aparentemente é mapeável, ou seja, ao contrário de escolas como Beauxbatons e Durmstrang, a escola não foi enfeitiçada para tornar-se impossível de localizar em mapas, explicação encontrada no quarto livro. Nos mapas dos trouxas pode-se presumir um local indicado por ruínas.E quando os trouxas se aproximam, lembram-se de uma coisa muito importante para fazer e saem dali rápido.
Portanto, Hogwarts é um local seguro, juntando-se fatores mágicos e mágicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário